Histórico da Escola

                                      A ORIGEM DA ESCOLA ELCIONE BARBALHO

    Eu, professora Maria Eliza dos Santos Pereira, trabalhava na escola Avanir Tenório Ramos, residente no Bairro Independência, na Avenida Brasil, nº 1098, líder comunitária do mesmo bairro. Na época vendo a dificuldade dos moradores para encontrar vagas para seus filhos nas escolas públicas, resolvi criar uma escolinha solidária em minha própria residência com ajuda de minha sobrinha Ana Lúcia.
    Não tendo espaço suficiente, procurei o Pastor da Congregação Batista Boas Novas, hoje Igreja, o qual entendeu a situação e cedeu-nos o espaço da igreja, pois os irmãos só se reuniam nas quartas-feiras e domingos.
    Conheci o Senhor Valfredo Gomes da Silva que era coordenador das Associações dos bairros de Marabá, contei a situação para ele e pedi apoio para fazermos um convênio com a Prefeitura se fosse possível. Fiz o levantamento para saber quantos alunos havia sem vagas no bairro e encontramos mais de 100 (cem) alunos. O senhor Valfredo apresentou-me à Secretaria de Educação do Município de Marabá, a Senhora Maria Costa e marcamos uma reunião, na segunda reunião que tivemos foi pra eu levar todas as pessoas que precisavam do funcionamento da escola.
    Reuni 18 (dezoito) pessoas e fomos à Secretaria de Educação onde fizemos uma prova e logo após começamos a trabalhar na Igreja Batista com o auxilio de cortinas servindo de divisórias das salas de aula. Os próprios bancos com um suporte atrás servia de cadeiras e mesas para os alunos. Passamos um bom tempo ali, até que a Prefeitura propôs pagar um aluguel para a escola, então alugamos uma casa por quase dois anos.
    Foi quando viemos para o prédio que já tinha o nome Elcione Barbalho e foi trocado o primeiro nome que era em homenagem ao senhor Valfredo Gomes por ter nos apoiado no momento mais importante.
    O importante agora é que a escola que iniciou com 3 (três) alunos já beneficiou milhares de pessoas e vai continuar desenvolvendo seu trabalho, melhorando cada vez mais.
      Dona Maria Eliza dos Santos Pereira, foi diretora da escola até 1995, quando se ausentou para ir morar em São Paulo.

Maria Eliza dos Santos Pereira
Primeira Diretora da Escola.






                                                                   A Escola Hoje.

        De 1995 até Março de 2012, a escola foi administrada por Alda de Sousa Silva, que foi a primeira coordenadora, a vice-diretora é Luzia Dalva, as coordenadoras são Nádia Pinto e Áurea Leonice, temos uma professora de artes, uma orientadora e um quadro de funcionários bem extenso, entre professores e pessoal de apoio. Temos 06 salas de aula funcionando nos turnos manhã, tarde e noite, no turno diurno trabalhamos com o ciclo do 1º ao 5º ano e a noite EJA, de 1ª e 2ª etapa.
     A escola tem sala de Leitura, Laboratório de Informática, Cozinha, Secretaria, Pátio, Depósito, Dispensa, Quadra de Esportes e Banheiros.

           Em 2012 a direção da escola mudou de Alda de Sousa Silva, para Maria dos Navegantes (Naná) como gosta de ser chamada, a coordenadora Nádia Pinto também não se encontra mais na escola assumindo a coordenação no turno manhã, Grcinete da Costa Silva





                                                 AQUI TEM PDE






                                          VISÃO ESTRATÉGICA


                       NOSSOS VALORES

• -Criatividade
• -Coletividade
• -Qualidade de Ensino
• -Valorização do Indivíduo

                      NOSSA VISÃO DE FUTURO:

• Seremos reconhecidos pelo nosso serviço
prestado com eficiência e qualidade;
• seremos valorizados pelo trabalho criativo,
Inovador e coletivo; respeitando o individuo,
a comunidade, a equipe escolar e o interesse
público.

                      NOSSA MISSÃO:

     Nossa escola tem por missão, promover e
garantir um ensino de qualidade aos nossos
clientes , em ambiente criativo, dinâmico, inovador,
participativo e de respeito ao indivíduo.

      NOSSOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS:

• Elevar e assegurar o desempenho acadêmico
dos alunos.
• Dinamizar atividades escolares para elevar o
índice de aprovação dos alunos.
• Fortalecer a participação dos pais através de
oficinas de capacitação.










Nenhum comentário:

Postar um comentário